GRUPO DE CIDADANIA EMPRESARIAL


Desenvolvimento de programas socio-educativos.

Entre em contato e torne-se um parceiro do Grupo.

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Inscreva-se para receber nossas informações e novidades.

Quem é quem

Fernanda Silva, especial para o Cidadania

Aplicativo ajuda a identificar políticos com ficha suja por foto e nome

Reprodução vigieaqui.com.br
Reprodução vigieaqui.com.br

A pouco tempo para as eleições, muita gente ainda não sabe em quem votar. Para quem quer candidatos sem envolvimento em processos judiciais, a decisão se torna ainda mais difícil. Apesar da Lei da Ficha Limpa, que proíbe políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância de se candidatarem, sancionada em 2010, é convenção: alguns deles estão prontos para receberem votos no próximo dia 7 de outubro. A fim de ajudar na identificação desses políticos com ficha suja, duas iniciativas foram criadas: o Vigie Aqui e o Detector de Ficha de Político.

O primeiro é uma extensão do Google Chrome e funciona de maneira simples. Depois de instalado, todos os nomes de políticos com ficha suja aparecem grifados. Ao colocar o mouse em cima do nome, ainda, é possível ver a situação jurídica do político. A iniciativa surgiu de uma parceria entre a agência Grey e o Instituto Reclame Aqui, buscando promover a conscientização dos eleitores no Brasil. Atualmente, a função conta com mais de 21 mil usuários ativos.

A segunda, pode-se dizer, é uma evolução da primeira. Para as eleições de 2018, foi desenvolvido o aplicativo Detector de Ficha de Político, que atinge o usuário de telefone celular.

Seu uso também é fácil. Com download gratuito, o aplicativo usa reconhecimento facial para detectar os processos de corrupção e improbidade administrativa, que cada político responde na justiça. Para isso, é só fotografar o rosto do político, em comerciais de TV, debates, santinhos, cartazes, anúncios de jornal entre outros. O aplicativo hoje possui mais de 1 milhão de downloads.

Todas as informações disponibilizadas são oficiais e públicas, disponíveis em tribunais de diferentes instâncias: TJs, TRFs, STJ e STF. O Instituto Reclame Aqui conta com uma equipe de jornalistas e advogados que atualizam, todos os dias, as informações manualmente. “Existem pedidos frequentes de alteração em processos, como atualizações de andamentos. Toda informação recebida é averiguada pela equipe, que confere os dados e atualiza alguma informação se for necessário“, ressalta Maurício Vargas, Presidente do Instituto Reclame Aqui.

“O aplicativo disponibiliza informações sobre pré-candidatos a cargos do executivo, em breve também haverá os candidatos ao legislativo exceto deputado estadual. A meta é ter todos esses candidatos até as eleições”, enfatiza o representante. Ao todo, até agora, são cerca de mil políticos cadastrados.

“A importância está na abertura de dados que não são facilmente achados pela população em geral”, destaca ainda Vargas. “Os dados oficiais de tribunais costumam ser de difícil acesso, possuem uma linguagem própria e o aplicativo apresenta ao eleitor uma informação oficial, de qualidade e numa linguagem bem simplificada e acessível, que poderá com certeza redefinir um voto”.


MAIS INFORMAÇÕES:
http://www.vigieaqui.com.br/detectordefichadepolitico