GRUPO DE CIDADANIA EMPRESARIAL


Desenvolvimento de programas socio-educativos.

Entre em contato e torne-se um parceiro do Grupo.

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Inscreva-se para receber nossas informações e novidades.

Potencial em potência

Fernanda Silva, especial para o Cidadania

Fundação Fenômenos, criada por Ronaldo, incentiva iniciativas que impactam a sociedade positivamente

Fotos: Divulgação
Foto: Divulgação
Apoiando o Favela da Paz, a Fundação Fenômenos ajuda, também, a população beneficiada pela iniciativa

Foi inspirado na história de Ronaldo Nazário que nasceu uma iniciativa que ajudaria outras tantas. Antes de ser o Fenômeno, Ronaldo era um jovem sonhador, que precisou de talento e apoio para se sagrar um dos grandes nomes do futebol brasileiro e mundial. Apoio esse que, hoje entende, fez toda diferença. Seu objetivo, então, se tornou repassar a ajuda e tornar potenciais em potências.

“Por se tratar de um projeto do Ronaldo, muita gente associa diretamente a esporte e futebol, mas nosso projeto não é baseado nisso”, explica Jessica Gonçalves, gerente de projetos da Fundação. “Nosso objetivo é identificar e empoderar os fenômenos que transformam o Brasil”, enfatiza.

Ao longo dos anos, a iniciativa ajudou diversos projetos, principalmente por meio de criar planos e estratégias a fim de fazer os números dos projetos maiores, impactando não só as organizações, mas toda população que se beneficia com ela. O objetivo é reeducar os lideres, por meio de mentorias e atividades, para que os impactos sejam ainda maiores e que o grupo tenha maior visibilidade.

O Instituto Favela da Paz é um dos fenômenos que recebe apoio da Fundação de Ronaldo. A parceria começou em 2016 e se estendeu. Hoje, eles recebem apoio para ampliar e melhorar sua infraestrutura, com o objetivo de consolidar sua metodologia sobre a temática de sustentabilidade.

Foto: Divulgação
Entusiasta, Fabio Miranda (esq.) conta com o apoio da Fundação Fenômenos para ampliar o alcance de sua mensagem

Além do financeiro

Incentivando o desenvolvimento em tecnologias sustentáveis e funcionais nas periferias de São Paulo, o Favela da Paz recebe grande apoio da Fenômenos. “Hoje, a relação com a Fundação e mais que financeira. Tornou-se uma parceria que vem crescendo cada vez mais. Conseguimos, juntos, criar formas de troca mútua, e assim temos uma visão de crescimento do projeto”, destaca Fábio Miranda, músico e empreendedor social que conta com mentorias, acesso das redes e aporte financeiro para o projeto Favela da Paz.

A iniciativa nasceu há 25 anos usando a música como objeto de transformação social no Jardim Nakamura, na zona sul de São Paulo. O projeto recebeu cerca de R$ 50 mil por meio de um fundo organizado pela Fenômenos. “Com o acesso ao fundo, conseguimos ampliar nosso espaço e, assim, o atendimento nos cursos e oficinas abertas, criando uma relação de perspectiva e uma nova forma de como se gerir um aporte financeiro com isso já temos bons resultados”, destaca Fábio.

Para montar o fundo, a Fundação propõe uma divisão no comprometimento de captação, em que 25% do valor seja cedido pelo Ronaldo, 50% fica com os investidores e parceiros do Fenômenos e o restante uma geração de renda da própria iniciativa beneficiada. Estima-se que em 2019 esse montante somará R$ 3,5 milhões.

“Tudo isso se dá por causa de pessoas fenomenais que hoje dedicam seu tempo e energia para bem comum ‘servir para mundo que sonhamos’ juntos”, destaca Fábio que quer promover a autonomia da comunidade e combater, sobretudo, a violência e as drogas que predominam a região.


MAIS INFORMAÇÕES: http://fenomenos.org/