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Como transformar o emprego temporário em permanente

Mohamed Gorayeb (*)

Foto: Divulgação
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Mohamed: “Não há desculpas para não se aperfeiçoar”

O país, aos poucos, está se recuperando e, com isso, a economia criou o triplo de vagas esperadas para o mês de novembro e o que puxou esse índice, mais uma vez, foi o comércio, também devido aos empregos temporários.

A oportunidade do momento pode render um posto de trabalho permanente, que abre as portas para infinitas possibilidades. Eu comecei a minha carreira como freelancer. Agarrei com todas as forças a chance de mudar a minha vida. Lembro que, a cada dia, eu dava o máximo e melhor de mim, focava apenas em ser o melhor.

O colaborador temporário deve conquistar a confiança das pessoas com quem irá trabalhar todos os dias, mas sem ser invasivo. Isso fará com que ganhe espaço e seja respeitado. Em relação a empresa, ele deve conhecer quais são as regras para a adaptação ao novo ambiente seja a melhor possível.

Entender o que o contratante espera, alinhar o estilo de trabalho e, de tempos em tempos, pedir feedback são pontos que serão avaliados em uma possível contratação permanente. Pontualidade, horário, e não apenas focar no cargo demonstram uma preocupação com todos da equipe.

No caso de vendedores, além de todos os pontos citados pelo especialista em vendas, é preciso buscar cursos e ferramentas de negociação, fundamentais para auxiliar no dia a dia. Infelizmente, quem atua nesta área não tem a cultura de investir em si mesmo, principalmente quem trabalha com produtos mais populares ou em lojas do comércio em geral, o que é um erro. Usam recursos amadores e, se não vendem, atribuem isto ao acaso.

Não há desculpas para não se aperfeiçoar na área de vendas. Quem não está aprendendo, está morrendo. Sempre falo isto em meus treinamentos porque hoje há infinitas possibilidades de estudar e as plataformas de EAD, vídeos no YouTube e até mesmo faculdades com valores mais acessíveis conseguem atender quem não dispõe de muitos recursos.


(*) Mohamed Gorayeb - É especialista em vendas e atendimento, criador de mais de mil técnicas de vendas para o mercado de varejo e autor do livro “Receba mais SIM e menos NÃO” pela editora Senac.